• moriafm917

Gustavo Sprotte e sua equipe anunciam novas medidas de contenção da COVID-19 em Bandeirantes

Atualizado: Mar 4


O prefeito interino Gustavo Sprotte esteve no estúdio da Rádio Moriá FM na manhã desta terça-feira (02) informando sobre as novas medidas sanitárias em razão da pandemia. Também participaram da entrevista a secretária de Saúde Maísa Souza, a coordenadora de vigilância epidemiológica Mariana Altíssimo, e a coordenadora de Vigilância Sanitária Katiuce Fernandes.

Os casos em Bandeirantes aumentaram e a população deve estar atenta. No último boletim epidemiológico (01/03), foram 946 casos notificados, 328 confirmados, 30 em isolamento, 292 curados, 601 negativos e 06 óbitos.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Katiuce Fernandes mencionou as dificuldades enfrentadas. “Todos nós sabemos que a melhor medida é a responsabilidade individual da população. Algumas pessoas não cumprem as medidas, ou seja, estão em isolamento e saem de casa, ficam sem máscaras nas ruas e até luaus estão sendo feitos de forma clandestina em áreas rurais, contribuindo para a disseminação do vírus. As denúncias nos ajudam muito. Essa imprudência gera multa e estão sendo aplicadas. Não era o que queríamos, mas também seguimos normas e temos autonomia para punir infratores. Nossa equipe é preparada mas não suficiente para monitorarmos todos de uma só vez. Isolamento é coisa séria e estamos lutando para fazer a população entender que o contágio é grande e perigoso” ressaltou Katiuce.

As novas regras sobre a conscientização servem para evitar o aumento dos casos. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Mariana Altíssimo, explicou que é feito um rastreamento diante dos alertas representados em cores: verde, amarela, laranja e vermelha e cinza. “Bandeirantes está no alerta da bandeira laranja, o que demonstra preocupação, visto que se tiver aumento de casos positivos durante as semanas, a cidade recebe o alerta da cor vermelha ou seja, fica impedida a liberação de academias, futebol, sinuca, igrejas, atividades ao ar livre, entre outras. Estamos no período de vacinação dos idosos. Esse cronograma já está sendo realizado no Centro de Saúde Honorato Coelho da Rocha respeitando as faixas etárias”, explicou Mariana.


O recebimento das vacinas são distribuídas de forma fracionada a nível nacional e Bandeirantes por enquanto recebeu 100 doses (Coronavac e Oxford) e o calendário de vacinação é informado na rádio Moriá, redes sociais e pela página da prefeitura.

Para que as medidas de prevenção venha a conter a disseminação da Covid-19, a secretária de saúde Maísa Souza salientou que o risco para quem está na linha de frente também é preocupante. “Peço à população para termos cautela. Vivemos num momento difícil e às vezes recebemos críticas mas sabemos da imensa luta que está diante de nós e que executamos com amor por sermos daqui de nossa terra. Há 23 anos estou na área da saúde e já está sendo possível conquistar algumas metas: implantamos na Unidade de Saúde Gedeão Nogueira da Rocha do bairro Silvino de Barros a nova sala de vacina. Possivelmente essa semana estaremos inaugurando a Farmácia da Atenção Básica nesse mesmo local. Distrito de Congonhas está tendo atendimento médico, nas terças-feiras, entregas de exames, medicamentos, preventivos para mulheres e vacinas em crianças. Devido à nova mudança do nosso hospital municipal, uma outra sala de vacina foi implantada no bairro Cerradinho, na UBS Ciro Abdo. Estamos organizando um cronograma para atendimento nas áreas rurais que em breve teremos mais informações. Agradeço a minha equipe que muito tem feito nesse momento na área da saúde que está empenhada em conscientizar diariamente nossa população”, esclareceu Maísa.

O toque de recolher que iniciava às 22h00 foi antecipado para as 20h00 e entrou em vigor mediante a assinatura e publicação do decreto 038/2021 na data de hoje (02/03).

8 visualizações0 comentário