• moriafm917

Iagro reforça combate a focos de raiva transmitida por morcegos

Atualizado: Mar 4


O médico veterinário Francisco Bezerra alertou a população de Bandeirantes sobre casos da raiva bovina. Segundo ele, já foram identificados dois casos em nossa cidade e as ações estão sendo intensificadas. O alerta foi feito na manhã desta terça-feira (2), no estúdio da Moriá FM, onde o médico veterinário concedeu entrevista para abordar a temática.


A raiva animal é transmitida por morcego hematófago, aquele que se alimenta de sangue. Portanto, ela pode ocorrer em qualquer região onde há essa espécie com a doença. “Se essas medidas não forem aplicadas, os casos de raiva vão continuar acontecendo e os produtores da região poderão perder vários animais, muitas vezes sem saber o motivo. Além disso, se trata de uma doença que pode ser transmitida os seres humanos, em caso de contato direto com a saliva do animal doente ou em contato direto com morcegos”, avaliou o veterinário. Quando a presença do morcego hematófago é identificada como foi no caso de Bandeirantes, a equipe treinada do Iagro realiza as atividades de controle da população. “Aos proprietários, pedimos a colaboração em não eliminar o morcego por conta própria. É necessário nos comunicar para que possamos desempenhar essa atividade, pois o morcego, caso estiver contaminado, oferece risco para sua vida”, orientou Francisco.


As ações de vigilância abrangem ainda, atividades de educação sanitária, inclusive nos meios de comunicação como a nossa rádio para esclarecer a população que a doença pode chegar em humanos caso não controlada.


O controle e prevenção da raiva depende também da colaboração do produtor rural, por meio da vacinação dos animais. Os produtores devem vacinar todos os bovinos, búfalos, cavalos, burros, jumentos, ovelhas e cabras existentes nas propriedades, independente do sexo. Devem ainda, aplicar uma dose de reforço da vacina 30 dias após a aplicação da primeira dose.


O produtor que tiver incidência de morcego hematófago em esconderijo, como grutas e casas abandonadas na sua propriedade, deve entrar em contato com o IAGRO do Município. Quaisquer alterações ou sinais nervosos nos animais, a comunicação pode ser feita através dos seguintes telefones: 3261-1147, 9.9965-4889 e 9.9961-9017. “Aplicando todas essas medidas, a raiva será controlada, evitando novos casos”, finalizou o veterinário.

11 visualizações0 comentário

© 2023 Desenvolvido por Indoor Brasil

Moriá FM Rua Artur Bernardes, 1246, Bandeirantes/MS