• moriafm917

Prefeito afirma que situação da Covid está sob controle em Bandeirantes


O prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte (DEM), e a secretária municipal de Saúde, Maísa Souza, confirmaram que o surto de Covid-19 está sob controle no município, motivo pelo que o programa Prosseguir, do Governo do Estado, tirou Bandeirantes da condição de Bandeira Vermelha e o realinho na Bandeira Laranja.


Gustavo Sprotte e Maísa participaram de entrevista na manhã desta segunda-feira na Rádio Moriá FM, no programa “Bronca do Eli” com o radialista Eli Sousa. Inicialmente o prefeito confirmou que os decretos baixos pelo Governo do Estado, normatizando o distanciamento social no Estado, acabam gerando tensão e confusão, pois criam dúvidas quanto ao seu cumprimento. “Os decretos editados pelo nosso governador acabam deixando as pessoas nervosas, ansiosas, mas procuramos cumprir as determinações sempre, porque não somos nós que o fazemos. São ordens que de vêm de cima e a população também tem de ter cautela quanto ao seu cumprimento” disse Maísa Souza. Ela esclareceu que Bandeirantes voltou a um clima de maior normalidade nessa semana em que o Prosseguir mudou a cor da bandeira do município de vermelho para laranja. “Demos uma melhorada. A mudança do vermelho para o laranja representa uma pequena evolução” diz.


Sobre a questão do toque de recolher, o prefeito Gustavo Sprotte lembra que, pelo decreto do governador, cada município adotará medidas conforme sua realidade. Em Bates toque de recolher se dará a partir das 22 horas. “Nós é que temos de ter consciência das coisas. Promover o distanciamento social e tomar todas a medidas de higiene que nos garantem segurança sanitária” afirma Sprotte.


O prefeito disse que com medidas adotadas em Bandeirantes e com a efetiva colaboração da população, “baixamos muito os casos na cidade”. O prefeito diz que a administração municipal não tem interesse em prejudicar quem quer que seja. “Nós dependemos dos nossos comerciantes e queremos o melhor para eles” diz ao explicar que os fiscais da municipalidade estão fazendo um excelente trabalho orientação a população para a medidas que devem adotar, inclusive fornecendo máscaras a quem não as têm.



Maísa Souza relata que nas unidades de saúde a população dispõe de todas as orientações. “São regras que têm de ser cumprida pelo bem de todos. Por isso temos dialogado com toda a sociedade para que possamos manter nosso município dentro das regras da normalidade” diz.


Para o prefeito Gustavo Sprotte se a população continuar colaborando a situação pode melhorar ainda mais. “Não podemos relaxar se quisermos continuar na bandeira laranja e até melhorar ainda. Momento é de união; de todos se ajudarem para a situação não piorar” avalia.


Durante a entrevista na Moriá, a secretária Maísa Souza também abordou a questão da melhoria nos serviços de saúde oferecido pela municipalidade aos bandeirantense. Ele citou que Gustavo Sprotte assumiu com o município oferecendo atendimento em apenas quatro especialidades. Hoje o município mantém convênio para atendimento de cerca de 20 especialidades, incluindo-se, entre outros, ortopedia, cardiologia e psiquiatria, esta última já com atendimento previsto para a tarde desta segunda-feira no PSF-1.


Segundo a secretária, até a posse do prefeito Gustavo, os exames especializados eram marcados pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Sisreg) e alguns exames poderiam demorar até um ano para serem autorizados. “Com o convênio firmado pelo município, são cerca de 20 especialidades e exames, como eletros, mamografias e outros” citou, sendo necessário que o clínico geral faça o pedido para que haja o agendamento da Secretaria de Saúde.


A secretária também citou o atendimento específico oferecido às famílias residentes nos assentamentos onde têm sido levado médico clínico e dentista para o primeiro atendimento. A equipe da Secretaria de Saúde ainda é integrada por enfermeira e representante da farmácia com a oferta de medicamentos da atenção básica. Uma assistente social, da Secretaria de Assistência Social, também integra a equipe para atendimento dos assentados com o fornecimento de cestas básicas.


O prefeito Gustavo Sprotte, por sua vez, ainda comentou ações realizadas pelo município no setor rural, com ênfase à manutenção das estradas vicinais de tal sorte que quando chegar a época da colheita as estradas estejam boas e possibilitem o escoamento da safra de grãos e de bovinos sem maiores problemas.


O prefeito disse que já visitou várias regiões rurais conhecendo a realidade das estradas vicinais, mas conclamou os produtores a procurarem a Secretaria de Obras caso estejam com problemas para trafegar e não foram visitados ainda por ele ou um representante da Prefeitura.

7 visualizações0 comentário