• moriafm917

Prefeitura de Camapuã e Hemosul fazem parceria para campanha de doação de sangue


Marcada para a próxima quinta (29) e sexta (30) a campanha de doação de sangue acontece no posto de saúde central em Camapuã. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o pré-cadastro já está aberto e pode ser realizado na própria Secretaria, das 07h às 11h e das 13h as 17h.


"Estamos convidando a população para que aderem a essa causa e nos ajudem a conseguir o maior número possível de doadores. Agora é a nossa vez de ajudarmos a quem precisa", destaca o Secretário de Saúde, André Luiz.


A Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas explica e faz apelo à população: “Ações como essas estão ajudando muito o Hemosul, principalmente durante esse período de agravamento da Covid-19. Dessa forma conseguimos elevar nossos estoques para continuarmos atendendo o Estado e salvando vidas. Pedimos que a população compareça no dia da coleta, chame seus amigos e continuem essa corrente de solidariedade. Não podemos parar"!


O vereador Jerson Júnior foi o parlamentar que fez a solicitação ao Executivo Municipal para que a campanha fosse realizada em Camapuã e cita da importância dessa parceria. "Camapuã tem muitas pessoas que têm vontade e querem fazer doação de sangue, mas o local mais próximo é Campo Grande e dificulta um pouco, pois as vezes as pessoas vão a Capital já com tarefas agendadas. Essa vinda do Hemosul, por meio da parceria com a Prefeitura, faz com que as pessoas consigam fazer essa doação. Nós só sabemos da importância da doação de sangue quando nós, algum familiar ou amigo precisa," afirmou Jerson.


Para quem teve a Covid-19 ou tomou as doses da vacina recentemente é necessário observar os intervalos recomendados para doação.


Para estimular e proteger a saúde de doadores, protocolos de segurança serão adotados como: distanciamento entre as cadeiras de espera e doação, uso obrigatório de máscara, álcool em gel disponível e também o agendamento prévio da doação que evita aglomerações.


Para doar, é necessário fazer o pré-cadastro na Secretaria de Saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos, menor de idade precisa estar acompanhado do responsável legal e no dia da doação estar bem alimentado e bem de saúde.

2 visualizações0 comentário